#28 ≣ Achadinhos do Branding 🔥
O Mês da Diversidade começa amanhã! Já pode entrar o meme das marcas atrás de pink money. Na edição de hoje tem isso e muitos Achadinhos pra te inspirar. Bora?
Oláááááá-olá-olá-olá-olá!
Sim!! Isso foi uma referência ao Edu Oliveira, também conhecido como Duda Dello Russo, do podcast Tell Me a Gossip kk.
LGBTQueria+
Amanhã, também conhecido como sábado, 01, começa o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+.
E como essa é uma newsletter de Branding, eu vou compartilhar mil maneiras de associar os valores e cultura da sua marca a essa sazonalidade, para você focar ao máximo os seus esforços nesse mês todinho.
Mas antes, um recado da Inês Brasil:
Quer dizer, é claro que eu quero que a sua marca e todas as outras super engajem nessa pauta no mês da diversidade. Só não quero que seja APENAS neste mês. E, mais do que isso, eu, como pessoa da comunidade, desejo um envolvimento genuíno com a pauta, com impacto positivo real e ações perenes. Já pensou como você e a sua empresa têm criado estratégias nesse sentido? Cuidado pra não virar isso aqui.
Dito isso, vou jogar algumas ideias para você implementar na sua empresa:
Para dentro (Employer Branding):
Crie um Comitê da Diversidade;
No pacote de benefícios, ofereça apoio para transição de gênero;
Institua um canal de denúncias anônimo para casos de LGBTQIAPN+fobia (não precisa ser exclusivo para isso, mas é importante ter);
Deixe claro sua política inclusiva para uso de banheiros, considerando as pessoas transgênero, gênero fluido e outras identidades;
Crie metas de inclusão no quadro de funcionários e promova sensos internos (sempre respeitando o anonimato).
FunFact: Todas essas ações que eu mencionei acima eu vivi no iFood, Natura ou Accenture.
Para fora (Branding):
Crie campanhas publicitárias com diversidade e inclusão (nem precisa levantar bandeira explicitamente, basta mostrar a vida como ela é);
Apoie uma ou mais instituições de apoio à pessoas LGBTQIAPN+, como a AllOut, a Casa1 ou Casa Nem (ou diversas outras);
Crie políticas de inclusão para vagas com diversidade e considere instituir cotas;
Apoie manifestações culturais e de direitos humanos, como as Paradas do Orgulho;
Não foram mil ideias, mas com certeza valeram por mais que isso, né?
E nunca se esqueça: a diversidade não se justifica pelo fato de que pessoas diferentes, com diferentes vivências, vão criar um ambiente mais colaborativo e criativo para encontrar soluções e assim aumentar os resultados da empresa. Tem isso também, é claro. Mas a diversidade é importante simplesmente por uma questão de justiça social. Às vezes, fazer o que é certo não é sobre ter lucro, e deveria estar tudo bem.
Isso também vale para a realidade das mulheres e pessoas não-brancas, além de outras pautas importantes.
Lacrei.
📅 Previously on AdB #27 - Leia aqui a edição passada.
Achadinhos
⛓️ Você viu? Elo ganha rebranding pela Agência Ana Couto. Veja aqui mais detalhes.
👂 A gigante da perfumaria, O Boticário, lançou uma nova fragrância a partir de conclusões provenientes de Social Listening.
💄 Berê Gift: para se conectar com Gen Z, Quem Disse, Berenice? aceitou moedas virtuais do Tik Tok para quem quisesse comprar batons em live.
Parêntese: os dois Achadinhos acima foram ótimas sugestões da Poliana Dias, lá no meu LinkedIn (inclusive, muito obrigado!). Fica o convite para você compartilhar seus achados comigo também! 🖤
🏆 Oscar da Propaganda: O Cannes Lions 2024 é só dia 17 de junho, e a Contagious vai fazer um webinar gratuito, dia 05, para fazer suas apostas de quais campanhas serão as mais criativas. (inglês)
🚁 No fim do ano passado, a North Face transformou uma crise em puro marketing quando alugou um helicóptero só para entregar um casaco para uma cliente insatisfeita. O Paulo Cuenca falou sobre isso recentemente também.
💊 Você conhece o Purple Pills? Todo mês a Purple Metrics faz webinars gratuitos para discutir aspectos do branding. Inscreva-se aqui no site deles.
🅱︎ Selo que agrega muito valor: por que a sua empresa deveria se preocupar em fazer parte do seleto grupo do Sistema B? Veja o porquê e cases.
Ainda não somos migos no Linkedinho? 🥺 Poxa, que vacilo.
That’s all folks! Bota casaco. Cuidado com a friagem.
Um beijo & um queijo.