#27 ≣ Achadinhos do Branding 🔥
Cobrandings, crianças atentadas passando batom na cara, e rinha de IA. Mas não acaba aí. Vem conferir os achadinhos dessa semana!
E aí, beleza?
É isso mesmo, na segunda passada eu mandei avisar que o bichão da goiaba tá de volta. E cá estou eu para compartilhar alguns dos achados do branding que passam por várias outras áreas, como marketing, publicidade, endomarketing, redes sociais, e futuro desse nosso trabalho mucho lhouco. Simborintão?
Fast Founds
👓 Cobranding: A Chilli Beans lançou uma coleção inédita de O Senhor dos Anéis (aliás, viram que vai ter filme do Sméagle/Gollum pra 2026?)
🥇 Faltam apenas 2 meses para os Jogos Olímpicos em Paris, e para surfar essa onda sazonal esse estudo da Globo pode ajudar sua marca.
💄 A Juliana Barros, Diretora de Marketing na Avon, contou como a marca surfou a onda das crianças sapecas que fizeram arte com o batom Power Stay.
🦸 Endomarketing: as marcas Marvel e Coca-Cola FEMSA foram reunidas para uma ação de employer branding idealiza pela Agência MAK para os funcionários da distribuidora de bebidas. Em abril, a Coca-Cola lançou 36 latinhas colecionáveis com heróis da Marvel.
🔄 Fotocópia, goma de mascar, máscara para cílios…? Ninguém fala assim. Veja as marcas que se tornaram tão fortes que conseguiram substituir as palavras originais.
✨Rinha de IA: entenda aqui as evoluções, impactos, expectativas e especulações sobre as novidades do ChatGPT 4o e Gemini. Isso não tem a ver com branding diretamente, mas tem a ver com essas aspas aqui:
Os profissionais de comunicação não serão substituídos pela IA. Mas saber usar a IA no dia a dia será um requisito para continuar sendo um profissional relevante.
- Vinícius Gambeta, da Agência de Bolso
E falando em IA… Branding é sobre semântica também: notaram como o ícone ✨ foi eleito não-oficialmente para representar a IA? Pois é, não é por acaso.
🚨 GRAVE: Insta da Prefeitura do Rio mostra a situação da saúde pública em formato bem-humorado e cativante. Inclusive, é um insta que consegue reproduzir bem o jeitinho carioca de ser rs.
Aliás, saber usar as redes sociais de forma irreverente, assertiva, e intencional é muito importante não só para performance em marketing mas para a construção da imagem da marca, além da relação com o seu público.
Eu tenho um baita orgulho de dizer que trabalhei com uma profissional braba em redes sociais e talvez você já a conheça: a Ana Carvalho, da newsletter Manda Refs.
Dentre os vários desafios que ela topou nos últimos anos, um deles foi elaborar a estratégia de conteúdo do iFood News e também do CEO do iFood (na época), Fabrício Bloisi. Então é realmente alguém com expertise.
Se você quer aprofundar seus conhecimentos em Social aprendendo uma boa metodologia de trabalho, com muita criatividade e decisões pautadas nas melhores métricas, recomendo muito o curso Social Media Thinking. E comprando por aqui você ainda ajuda o Achadinhos. 😍
E se você não puder investir agora no curso, não se preocupe. Os conteúdos do Mand Refs e das redes sociais da Ana Carvalho já vão ser super úteis para você. Siga ela no instagram e no linkedin.
É isso! Um beijo & um queijo!
📅 Previously on AdB #26,5 - Leia aqui a edição passada.
Esqueci de comentar na news anterior: que bom ter o Achadinhos de volta!!!! 😍