#25 ≣ Achadinhos do Branding 🔥
Estou de volta! E vem comigo pra vermos juntos como as marcas vêm usando o BBB para passar suas mensagens e reforçar seu branding.
Olar!
Talvez você tenha notado que na semana passada não rolou uma edição nova. Foi por motivos de saúde e eu não consegui me organizar com muita antecedência para conseguir deixar o conteúdo adiantado. Foi mal por isso. Eu retirei a vesícula na quinta passada, mas to bem. ✌️😗
Agora vamos ao que importa: branding!
Esses dias eu tava assistindo o BBB (e, meu Deus, que sofrimento) com meu namorado e notei o novo mote da campanha do iFood: iFood é BBB: Brasileiro, bom e barato. Achei curioso que finalmente a empresa resolveu atacar essa dor que sempre teve.
Durante o tempo que trabalhei lá sabíamos que uma parcela muito grande dos clientes simplesmente achava que o iFood era uma empresa estrangeira, como a Uber. Hoje, quando pesquisamos “iFood + brasileiro” vem alguns resultados interessantes, como a menção a essa “curiosidade” em matérias escritas na newsroom da empresa, no site institucional e em notícias. Claramente, um investimento de tempo em estratégias de SEO, relações públicas e agora em marketing.
O que você acha dessa informação ganhar destaque como campanha?
📅 Previously on AdB #24 - O que você pode ter perdido sobre a edição passada:
Fast Founds
🗣️ Falando em BBB, o programa tem 15 patrocinadores oficiais e o Galileu Nogueira vem fazendo análises sobre o branding nas provas envelopadas por essas marcas. Uma das últimas foi justamente sobre o iFood. Isso me lembrou de uma prova que eu vi do Mercado Livre e concordei com esse tweet:
🔨 Quando você quiser justificar investimento em Branding para a sua liderança que pode não estar dando valor, apresente esse artigo da Ana Couto no Meio & Mensagem para eles. Ou pelo menos os argumentos.
⏳ E como estamos na linha das leituras, se o seu chefe insistir que ele não pode investir em branding porque a empresa precisa de resultados rápidos, aí além do texto acima sobre constância, você apresenta os argumentos desse texto do Gabriel Troiano para o Update or Die sobre tempo e velocidade no Branding.
🧠 E esse vídeo do Big Think explica timtim por timtim as vantagens de aplicar constância e tempo em branding. É tipo os juros compostos dos valores.
🌈 Existe uma linha telefônica exclusiva para dar suporte a pessoas da comunidade LGBTQIA+ lá no Reino Unido. Recentemente eles fizeram 50 anos existência! Foi o momento perfeito para lançarem a nova identidade visual: bem fresh, acolhedora, e, claro, colorida.
Apoie este projeto
Se você pode apoiar o AdB, meu projeto amorzinho que me dá um trabalho do cão, então vem deixar qualquer valor aqui no meu 🔥 Apoia-se! 🔥. :)
Mas se ainda não é possível apoiar, você já me ajuda compartilhando o AdB para seus migos e migas (e migues, claro).
Por hoje é isso, pessoal!
Controlem seus níveis de colesterol para não ter pedras na vesícula e ter que tirar.
Um beijo e um queijo (com baixo teor de gordura agora).