#09 ≣ Achadinhos do Branding
Comunicar ESG: Apple revolucionando de novo? No Achadinhos de hoje: um país fazendo branding, uma IA para o seu markting, um curso de newsletter, um evento supimpa online e gratuito, e muito mais!
Olá, pervertidinhes!
(Sim, isso foi uma referência à Rita von Hunty (saudades conteúdos, dona Ritinha))
O Achadinhos está mudando. Muito cedo? Muito repentino? É… talvez. Já ouvi em muito feedback meu que eu mal dou tempo de testar as coisas antes de mudar de novo. hahaha Meu jeitinho.
Acredito que isso tem dois lados. A questão é que eu quero fazer do AdB um produto informativo cada vez mais assertivo, de alto padrão de qualidade e referência. Mas não se preocupe, meu humor e piadocas continuarão presentes.
ESG: do Report ao Storytelling
E, como de costume, a abertura da Achadinhos vai falar sobre um tema da semana ou alguma coisa que realmente tenha me chamado a atenção, ainda que não seja exatamente uma novidade. E eu não poderia falar de outra coisa que não fosse, é claro, um dos eventos mais aguardados de todo santo ano: o Apple Event - um nome bem pouco criativo, por sinal. rs
Como sempre, os memes sobre os preços dos novos gadgets e atualizações do sistema reinaram nas redes sociais. Mas não é sobre as novidades e capacidades dos produtos que eu quero chamar sua atenção. Na real, eu quero falar de ESG. Aliás, eles querem falar de ESG.
Todo santo ano nos últimos tempos, em absolutamente todos os lugares, reforçamos a corrida da humanidade contra o tempo para reduzir os efeitos da ação humana sobre o meio ambiente de forma que o impacto não inviabilize a vida na Terra. E estamos falhando miseravelmente nessa missão… ou não?
Bem, quando muitos de nós pensamos em ESG e prestação de contas, é comum pensarmos em áreas inteiras de sites dedicadas a isso, com Big Numbers, frases e fotos incríveis. Outra opção são os relatórios de impacto: grandes reports técnicos disponibilizados pelas marcas geralmente com frequência anual. Um bom exemplo disso é a página da NVIDIA, que tem as duas coisas: big numbers e report anual (e isso não é uma crítica exatamente). O fato é que isso é um recurso que está lá. Quero dizer, na hora de uma queixa de um consumidor, um community manager vai responder com aquele texto padrão: “[...] aproveitamos para te convidar para conhecer mais das nossas ações aqui no link do nosso relatório, Fulano”.
E se as marcas saíssem do discurso passivo, apresentando relatórios e links quando questionadas, e colocassem na mesa a prestação de contas de uma forma mais ativa? Os desafios são muitos: sair do tecniquês, não fazer uma abordagem rasa demais, e, mais do que capturar a atenção do público que não vai baixar um relatório chato, conseguir inspirar ele.
Parece que a Apple encontrou um jeito diferente de prestar essas contas e isso pode ser o início de uma mudança na comunicação de ESG. Se você ainda não viu, assista abaixo o encontro de Tim Cook e os times de ESG da Apple com ninguém menos que ela: a Mãe Natureza.
🏆 Achadinhos da Semana
⛩️ Brand to Watch
O Vinícius Gambeta, da Agência de Bolso - com quem pude trocar uma ideia em junho deste ano num evento da e-Dialog aqui no Rio - mostrou como até mesmo um país pode trabalhar branding. E o melhor foi o produto de valor que o país está usando para isso: vasos sanitários ultra-tecnológicos. Já sabe de qual eu estou falando?
📆 Evento para não perder
Eu falei aqui no Achadinhos sobre já, mas vale reforçar: no dia 26 de Setembro acontece o CMO Summit. Gratuito e online, o evento reúne mais de 100 executivos de marketing de grandes empresas para compartilhar insights. Com uma turma de speakers de peso, a edição 2023 foca em IA e novas metodologias de trabalho aplicadas ao marketing. Parece que vem muito aí, meninas. Inscrições aqui.
⚒️ Ferramenta de trabalho
Falando em IA, não sei você, mas desde o ChatGPT, toda semana eu sou notificado sobre uma IA nova sendo lançada/descoberta. Chega a ser chato. Mas tem uma que eu estou para testar: a Predis.ai, uma IA para Marketing para postagens de vários tipos e formatos: redes sociais, blog, meme, script, etc. Vale o teste!
🎭 Trend para surfar (ou não)
A moda das lives de NPC (non-player characters) estourou a bolha e caiu oficialmente nas páginas de coletâneas de memes. Não preciso falar do quão bizarro é esse fenômeno, mas algo curioso é o paralelo que fazem com outra plataforma: ganhar dinheiro no OnlyFans ou com live de NPC no Tik Tok? O capetalismo nos obriga a fazer escolhas difíceis, meninas rs.
📧 Formação para não perder
A Beatriz Guarezi cantou a bola na última edição da newsletter da Bits to Brands: a economia das newsletter é real e tem muita gente já vivendo disso. Infelizmente ainda não é o meu caso (então recomende o Achadinhos, poxa vida). Com uma base de 35 mil assinantes, a news da Bits é um case de sucesso e eles estão preparando 3 dias de Masterclass sobre isso: estratégia, conteúdo e comunidade para você fazer uma newsletter incrível. Se alguém puder me dar de presente eu faço um vídeo de NPC (mentira kk).
Recados Finais 🙈🙉🙊
Gente, a uns Achadinhos atrás eu recomendei o Workshop do Renato Winnig, executivo que é Head Global de Branding da Natura. E, adivinha só? Veio aí. Ontem eu participei do primeiro encontro da turma de setembro do Brand Session Workshop com ele e uma turma porreta de umas 30 pessoas. No próximo encontro, semana que vem, vai rolar um papo com a VP de Branding da Hulu, empresa da Walt Disney, Paloma Azulay. E é claro que eu vou compartilhar com vocês minhas impressões e insights quando os três encontros acabarem. Aliás, a abertura da newsletter de hoje tem tudo a ver com o workshop, pois ontem nós assistimos juntos e discutimos esse vídeo da Apple. Então, aguardem!
É isso. Um beijo & um queijo!
Inté sexta que vem!