#10 ≣ Achadinhos do Branding
O Rebranding da J&J + Uma marca australiana de velas artesanais + Prêmios e Cursos e muito mais!
Olá, meus queridos amigos! Tudo bem com vocês?
(Sim! Isso foi uma referência ao Felipe Castanhari)
Chegamos à décima edição do AdB! E eu to muito feliz por isso, de verdade. Obrigado por você que chegou até aqui comigo e vem apoiando essa curadoria que eu faço com tanto amor semanalmente. Além de 10 edições, também estamos chegando em mil assinaturas, em menos de 3 meses.
Então, se você curtir essa edição, considere encaminhar o link do Achadinhos para algum grupo de amigos da área de comunicação e ajude a alcançarmos os mil inscritos.
Fim de uma Era
Imagine você ter um mesmo logo de uma marca prestigiada desde 1887 e dezenas de anos depois você pega esse design e... descarta? Pois é, 137 anos depois de sua fundação, a Johnson & Johnson fez o rebranding de sua marca. É, gata, o babado aqui é fortíssimo.
Bem, você já deve ter visto nos sites especializados por aí sobre o novo logo da J&J. A tradicional tipografia cursiva que era aplicada em embalagens de talcos e fraldas agora dá lugar a uma tipografia entendida por muitos como mais moderna ou até mesmo mais genérica e sem personalidade. De acordo com o Creative Review, o novo design foi criado pela Wolff Olins, agência que já trabalhou com Tik Tok, Uber e Google. A nova marca fala muito sobre o novo momento da empresa. Afinal de contas, rebranding são sobre uma nova era e não apenas sobre um novo visual.
Mas se é você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem, eu venho dividir contigo um pouco da minha percepção a partir de um outro ponto de vista que não é o da comunicação, mas, sim, dos negócios.
Não ficou tão evidente, mas a manobra de identidade da J&J visa segmentar melhor as frentes de negócio da empresa, como mostra esse release na newsroom deles. Há pouco tempo, a Wolff Olins desenvolveu a marca Kenvue, que já está assumindo a frente de assistência ao consumidor, que agrupa aquelas conhecidas marcas e produtos que a gente, consumidor final, costuma ver nas prateleiras, como listerine, band-aid, cotonetes, fraldas e talcos johnson's baby, entre várias outras. Porém, agora todos esses produtos serão da marca Kenvue e não mais da Johnson & Johnson. Enquanto isso, as frentes de tecnologia médica e farmacêutica estarão contempladas pela Johnson & Johnson sob o novo design.
Lembra na pandemia quando as pessoas queriam escolher vacina igual escolhem rótulo de cerveja - embora ninguém nunca tenha se importado com isso com qualquer outra vacina ao longo da vida toda? Pois é, tinha uma vacina da J&J ali. Quer dizer, a vacina era da Janssen. Agora, com o rebranding, a Janssen não existe mais também e dá lugar à Johnson & Johnson Innovative Medicine, para a frente farmacêutica de negócios. Enquanto isso, a frente médica será a Johnson & Johnson MedTech.
Como profissional de comunicação, eu já me peguei questionando muitas vezes algumas decisões de empresas acerca de rebranding, comerciais, garotos-propaganda, tom de voz, etc. Agora, com mais vivência e experiência em business, consigo ver mais claramente coisas que não via antes.
Mas me conta aí: fez sentido para você esse rolê todo da J&J?
👁️ Brand to Watch: The Escape Co.
Focada no simples ato de criar beleza.
Assim é como Candise Boston, fundadora da marca australiana de velas artesanais, The Escape Co., se define.
More than just a creative studio and brand, The Escape Co. invokes Candise’s unique aesthetic of unrefined beauty to inspire an intimate philosophy of living.
The Escape Co. possui apenas uma newsletter e um perfil no instagram. Nada de muitas redes sociais ou marketing agressivo. A marca sugere que a beleza do imperfeito permite que vivamos uma vida em ritmo mais lento, com “mais coração, mais magia e mais profundidade”.
As velas são (literalmente) obras de arte feitas à mão em cera de coco, portanto vegana, e com materiais da natureza ou não que servem de base ou embalagens, como pedras, cimento, e até cascas de árvores. As velas também não seguem formas tradicionais necessariamente. Os suportes de pedra das velas, podem virar incensários, o que demonstra a preocupação com desperdícios. Aliás, na área About do site, tem mais explicações da proposta da marca e do viés artístico incutido nela. Fica o convite.
🏆 Achadinhos da Semana
🫖 Oásis no caos das redes sociais
Você já conhece a Zisha? O site oficial carece de um pouco mais de UX para melhorar a usabilidade. Porém, eles fazem um trabalho de proposta de valor com uso de redes sociais muito bom. Com vídeos incríveis e hipnóticos (principalmente no Tik Tok), eles mostram no detalhe os artesãos confeccionando peças maravilhosas de bules e xícaras para chá. Os vídeos são como oásis de mindfullness no ambiente caótico das redes sociais e prendem nossa atenção transmitindo calma. Com certeza uma entrega que vai além de um produto.
🧀 Comunicação com o público
O Mineirinho do Queijo roda as ruas do Rio de Janeiro e Niterói vendendo seus queijos, salames e doces mineiros apelando para a nostalgia da geração Millennial. Como? Com paródias de clássicos da cultura pop, como Harry Potter, One Piece, Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco. Se isso não é marketing legitimamente brasileiro, eu não sei o que é.
🎶 Um prêmio maneiro for you rs
Última chamada! Até o dia 27 de setembro você ainda consegue inscrever o case da sua marca no Tik Tok Awards 2023. O TikTok Ad Awards é a premiação oficial do TikTok para reconhecer as melhores iniciativas publicitárias divulgadas por marcas na plataforma, durante o período de 25 de outubro de 2022 e 27 de setembro de 2023. Ao todo, são 08 categorias e o resultado será faseado com uma primeira fase composta por uma shortlist de finalistas e a premiação dos primeiros colocados em dezembro deste ano. Inscreva seu case aqui.
🖼️ Catadão mão-na-roda de bancos de imagens
A Clara Ramos, que também fala sobre Branding no seu perfil, fez um compilado bem legal de bancos de imagens gratuitos.Já usei muito o Unsplash e o Picjumbo, mas eu gostaria de destacar aqui o Brasil com S, um banco de imagens com fotos profissionais de brasileiros, em locais com arquitetura e design típicos do nosso país, e fazendo atividades do nosso cotidiano também.
📚 Curso rápido 0800
Mais de 50 cursos gratuitos dela: a RD University. Não sabia? Hum… Pois agora você está sabendo… Muitos cursos de WhatsApp, como o “Como gerar leads com WhatsApp”, e o “Curso de Instagram e Tik Tok”. Na faixa. Aqui neste link, na coluna esquerda ainda perto do topo da página, clique em “gratuitos” e voilà.
Quem Procura, Acha 🙈🙉🙊
Achadinhos criativos e inspiradores para novas sinapses
▪️ Capturas interessantíssimas do Google Street View randômicas
▪️ Camila Esperança fala de Astronomia em Meia Hora. Comece pela matéria escura.
▪️ Arquitetos provam em canal com vídeos lindos que espaços nunca são pequenos demais.
That’s all, folks. Este foi o Achadinhos de hoje.
Por favor, encaminha para alguém que vai curtir. <3
Um beijo & um queijo. Inté sexquivem.